O curso de direito é um dos mais requisitados em todo o país. Responsável pela qualificação de profissionais do funcionalismo estatal e de advogados, o mesmo é considerado por muitos como um curso difícil, entretanto, com paciência e dedicação, formar-se na área não precisa ser coisa de outro mundo.
Por esse motivo, uma rápida análise sobre os pontos mais importantes do curso e a definição de objetivos ainda na faculdade, podem ajudar nessa caminhada. Preparamos este artigo para lhe explicar tudo sobre o curso de direito a fim de auxiliar em sua decisão sobre a escolha ou não deste curso superior.
Em grande parte das faculdades, o curso de graduação em direito é composto por 10 semestres. Uma vez concluído o curso, o aluno se torna um bacharel em direito. Entretanto, para se tornar um advogado, é preciso utilizar os conhecimentos adquiridos e buscar a aprovação no Exame da OAB.
Muitos pensam que só existe um caminho profissional para aqueles que se formam neste curso. Porém, diferente do que se pensa, o curso abre muitas portas para estudantes que querem trabalhar com leis, acordos, consultoria e demais assuntos.
Afinal de contas, não existe faculdade de advocacia, mas sim um curso de direito responsável pelo ensino do conjunto de normas e princípios de determinado Estado. Com esse conhecimento, o estudante pode se tornar, além de advogado, um juiz, um promotor, um defensor público, um procurador, dentre outros. As possibilidades e caminhos profissionais são os mais diversos.
O curso de direito é um ramo das ciências humanas, logo, nele se aprende muito sobre o homem e a sua relação com a sociedade. Por esse motivo, logo no início, você terá contato com matérias como a introdução à ciência do direito, filosofia, sociologia e psicologia, disciplinas que formarão a base do aluno para a compreensão de assuntos mais complexos.
Mais a frente, o discente aprenderá assuntos mais técnicos e matérias do curso de direito mais voltadas a resolução de conflitos que naturalmente aparecerão em seu ambiente profissional. Dentre elas, podemos citar:
Direito Constitucional;
Direito Civil;
Direito Penal;
Direito Empresarial;
Direito Tributário;
Direito Processual;
Direito Administrativo;
Direito do Consumidor;
Direito Ambiental;
Direito Internacional;
Direito do Trabalho;
Direitos Humanos.
Cada uma dessas disciplinas é responsável pela definição de conceitos e pela explicação de legislações referente a cada tema.
Após estudar todos os semestres, enfrentar diversas disciplinas, TCC e estágios, eis que você chega no último semestre e com ele surge a tão famosa preocupação em passar na OAB. Vale salientar que para exercer a advocacia no país é necessário estar inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil.
Se você tem interesse em atuar como advogado, essa é a melhor hora de realizar o exame da Ordem e buscar a sua identidade profissional.
Para conseguir a aprovação é necessário estar preparado para a prova, e pensando em auxiliar a todos os interessados na carreira de advocacia, que o Educamundo criou uma oportunidade incrível para você.
Investindo o valor único de R$ 79,90 uma vez por ano, você garante acesso completo ao Curso Online Estatuto da OAB e a todos os mais de 1200 cursos online com certificado opcional do Pacote Master. São cursos em mais de 23 áreas do conhecimento humano!
Só o portal de cursos online que mais cresce no país pode lhe oferecer tanto, por tão pouco. Portanto, não perca mais tempo, inscreva-se agora mesmo e garanta seu acesso ao curso. Estude, aprenda e dê o primeiro passo para se tornar um advogado de sucesso!